quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Voce já foi ao "Fliperama"?

Buenas!

Inicio este post, falando de minha "agonizante" infância (?) bom era que eu pensava na época, mas hoje tenho certeza de que foi o período mais espetacular de minha vida, na década de 80 e 90 ainda existia a inocência propriamente dita e o padrão de vida era melhor, se compararmos com o de hoje, o poder aquisitivo da época era muito inferior, mas, no entanto o ensino publico era de melhor qualidade, resultando numa melhor educação seja cultural ou cívica, admito que neste período o governo paulista estava iniciando a degradação do ensino publico, que hoje é melhor nem comentar.

Na periferia de uma cidade pequena do interior, uma criança com pouco acesso a objetos de consumo, se entreter era na base do improviso, brincávamos na rua descalços (ou quando dava, calçados de kichute), dois pares de meias velhas viravam uma bola, fazíamos pipas de sacolas de supermercado, dois chinelos viravam trave de gol, corríamos de carrinho de rolimã, no qual eram feitas até circuitos na rua, com uso de tijolos para demarcar os limites da “pista”, íamos roubar goiaba, cana, milho ou laranja correndo risco de tomarmos tiro de espingarda de sal, tinha brincadeira pique, rouba bandeira, taco, policia e ladrão entre outras, na época as periferias eram lugares mais seguros, portanto brincávamos até tarde da noite.

Na rua sempre tinha alguém com uma situação “melhor” de vida, ai meu caro, não dava outra, íamos aos montes a casa deste amigo para assistir filmes em vídeo cassete (até hoje me lembro do arrepio que senti ao assistir pela 1ª vez Terminator 2 em vídeo), brincar com brinquedos mais sofisticados como os veículos dos Comandos em Ação (GI Joe) ou jogar vídeos games.


Bom, chegamos ao ponto do qual foi divisor de mares de minha infância, os vídeos games, pois desde que conheci os jogos eletronicos não queria outros brinquedos, apenas vídeos games, o primeiro console que tive acesso foi o Atari de meu primo, passávamos horas jogando Pac-man, Enduro e River Raide, demorou alguns anos eu ganhei o meu Atari (genérico admito, alias como quase todos os meus consoles, mas eram meu), desde então cresceu o meu interesse nos jogos eletrônicos, não media esforços para poder jogar, na época dos consoles caseiros de 8 à 16 Bits (Master System, Nintendo, Mega Drive e Super Nintendo) os jogos eram comercializados em cartuchos e devido ao alto custo deste cartuchos, os mesmos eram locados, atravessávamos a cidade a pé ou de bike para locar estes jogos, ou então pagávamos por hora para jogar os games de consoles mais modernos, era dureza meus caros.


Nos bares ainda tinham os populares Arcades (conhecido no Brasil como Fliperamas), me lembro de ter gastado muitas fichas jogando Shinobi, Double Dragon, Final Fight, Shadow Dancer, Cabal, Gun Smoke, Pit Fighter, Vigilante, Ghost’n Goblins, Golden Axé, Robocop, Ninja Gaiden, Street Smash, etc. Na época andávamos pela cidade a procura de árcades diferentes, lançamentos ou fichas mais baratas para podermos jogar. Os jogos que mais chamaram a atenção foram os jogos de luta, os melhores eram Street Fighter 2, Mortal Kombat e os jogos da NEO GEO (Art of Fighter, World Heroes, Samurai Shodown, Fatal Fury e a serie The King of Fighters), ressalto aqui que os simuladores de Corrida eram muito legais, mas não tinha como compará-los aos jogos de lutas que era febre entre a molecada.


Com a virada do século os jogos eletrônicos sofreram uma grande guinada, pois com os avanços lineares da tecnologia, os jogos melhoram o gradativamente o seu aspecto visual, seus controles ficaram mais complexos, aumentando assim a interação jogador x jogo, os enredos são melhores trabalhados, e devido a fatores como pirataria, aumento do poder aquisitivo, internet e concorrência entre fabricantes os jogos ficaram mais baratos aumentando o acesso das pessoas aos games.


Até então tudo bem, mas na opinião deste blogueiro que presenciou a evolução dos games desde o famigerado Atari até os atuais e interativos PS3 e Wii, a impressão que tenho é que mesmo com todo este avanço, os antigos jogos de 2D mesmo sendo limitados, eram muito mais divertidos, e não é só eu que tenho esta opinião, há tempos tal assunto é discutido na net e fracassos de venda de alguns jogos em 3D fizeram com que os fabricantes recentemente lançassem jogos clássicos para versões com tecnologia 2D ½ uma espécie de 2D com gráficos mais trabalhados, mas mantendo com fidelidade os aspectos originais dos jogos, os fans agradecem, Street Fighter 4 e Donkey Kong Country: Returns são games com esta tecnologia e sucessos de venda e critica.


Na opinião deste blog estes são os melhores games dos consoles mais populares:


Atari: Keystone Kapers
conhecido no Brasil como “Policia e Ladrão”
Nintendo: Battletoads

Master System: Castle of Illusion

Mega Drive: Sonic 2

Supernintendo: Donkey Kong Country

PSOne: Final Fantasy VII e Resident Evil 2
FF VII
Resident Evil 2
PS2: Prince of Persia: Warrior Within

Árcade: Street Fighter 2 Champion Edition

2 comentários:

  1. poxa..como é bom voltar um pouco das origens..lembro mto dessa época.q ficavamos horas e horas e o jogo nao tinha como salvar ..e depois tinhamos q começar novamente..rsrs .. hj a gente pode relembrar jogando com os emuladores...ainda bem imagina ter q comprar todos as plataformas..rsrsquem tem nao vende imagino..claro q hj podemos usufruir da alta definição mas nao podemos deixar de olhar como é que as coisas surgiram...viva aos anos 80-90 rsrs

    ResponderExcluir
  2. oi amigo me identifiquei com tudo q disse. uma coisa que estou a procura e que pretendo realizar é montar um fliperama em casa com jogos como Mortal Kombat 1, Street Figther II, Cadilacs Dinossauros, The King Of Figther 97, Golden Axe entre outros. Quando conseguir realizar isso vou fazer um blog ajudando os outros com esta mesma vontade pois acredito que muita gente que viveu esta epoca de magia gostaria de fazer isso, vou comprar tambem todos os videogames q passaram pelas minhas maos como o Odssey, Atari, phanton System, Master System, Mega Drive, Super Nintendo e vou dar pros meus filhos brincarem porque depois disso ja foi a decadencia dos games, pra vc ter uma ideia, nao consigo mais jogar por muito tempo um Xbox ou um Play3 perdi o tesao, joguei bem até o play 2 depois disso ja era.O engraçado que na epoca desses games classicos eu ficava maravilhado com a evolução de cada game, ficava imaginando que futuramente seria um sonho jogar videogame pois seria muito real, mas estou vendo que o que tinhamos era melhor que isso, tinha paixao no que faziamos, quem nao ficava com o braço doendo ou até suava e ficava ofegante e gritava pro seu amigo que estava jogando com vc bater e não morrer no fliperama quando entrava aquele monte de carinha pra vc bater quando chegava o chefão no Final Figth ou no Cadilac Dinossauros, dava ate caimbra no meu braço, ou quem nunca teve medo de perder a luta e o cara arrancar seu coração ou decepar sua cabeça??? Hoje essa geração fruta ta zuada mesmo.....Bom voltando Se caso vc souber de alguem que monte fliperama me avisa ta legal obrigado.

    ResponderExcluir