terça-feira, 15 de junho de 2010

Mano Brown agora é pop

Ontem assisti ao clipe da regravação da musica “Umbabarauma” do disco “África Brasil” (1976) de Jorge Ben Jor, com participação de Mano Brown, isto mesmo, caro leitor o líder dos Racionais MCs. Diga-se de passagem, que se trata de um trabalho muito bem feito, produção grandiosa, e a união de dois ícones da cultura afro-brasileira, que certamente ganhará visibilidade mundial.

Desde surgimento dos Racionais, Mano Brown mantém o compromisso de não falar com a chamada grande imprensa. Oriundo do Capão Redondo, na zona Sul de São Paulo, o músico deu raras entrevistas nestes últimos 15 anos, normalmente apenas para veículos alternativos, mas o envolvimento de Brown e um projeto da fabricante Nike, símbolo mor do “Sistema” sempre atacado pelo grupo, demonstra uma revolucionaria mudança na forma de pensar do rapper.

Ultimamente o musico já demonstrava uma guinada pop, pois em dezembro de 2009 o mesmo foi capa da revista Rolling Stones e na época do lançamento da revista ao ser questionado sobre a quebra de suas contradições, o musico disparou:

(...) na verdade, as contradições só acabam quando morre, né? Tipo, eu era um cara, hoje eu estou de Nike no pé, mas eu já xinguei a Nike muito por aí. Entendeu? Mas eu descobri também que a Adidas não me dá nada se ficar falando mal da Nike. Eu derrubo um e levanto a outra. A Adidas é dos alemães, não são nada. Estou de Nike, o KL Jay não usa Nike, vai ver o Nike que o Blue tá no pé? Entendeu? É contradição, Racionais é isso, é quatro caras, quatro mentes, quatro idéias, entendeu, meu? Eu sou o mais confuso dos quatro sou eu mesmo. (…)

Em entrevista a revista, o musico admite que mudou seu comportamento. "Inteligência é estar no convívio, participando, interagindo. Não é se isolar. Essa empáfia de achar que sabe tudo e os outros não sabem nada passou a me irritar. No rap, isso me irrita", esclarece.

A vida financeira do rapper também é outra. Hoje, anda em carro importado e não esconde que seus negócios rendem bons lucros. As referências musicais também se transforam, ele descobriu Roberto Carlos e está se inspirando no rei para compor. "Não posso ser refém de nada. Nem do rap. Aquele Mano Brown virou sistema viciado”, define.

Mano Brown evoluiu esta buscando novos rumos e como o musico é uma lenda na cultura afro-brasileira a tendência é conseguir sucesso instantâneo, Marcelo D2 que se cuide...

Nenhum comentário:

Postar um comentário