terça-feira, 8 de março de 2011

8 de março - Dia Internacional da Mulher


Dia 08 de março de 2011, mais uma vez celebramos o dia internacional da mulher, data esta marcada pela luta das mesmas por igualdade de oportunidade e acima de tudo “respeito”, afinal a sociedade apenas as viam como simples reprodutoras, isto mesmo a existência feminina resumia-se a reproduzir e cuidar das crias até a idade adulta, para se ter uma idéia do tamanho do descaso, elas não escolhiam seus parceiros, pelo contrario as famílias eram que faziam estas escolhas por elas, e não para por ai, as que fossem mais prendadas eram as mais valorizadas, isto mesmo caro internauta, elas tinha o mesmo tratamento de animais em leilão, ai você se pergunta e o amor Cleber onde fica? Pois sem amor não existe família!
Bom o como diziam as mães daquela época, este sentimento vem com o tempo, com a convivência, (sei!) bom vou ressaltar qual é o sentimento masculino com relação à família neste período, é o de posse, isto mesmo posse, a família tinha a mesma importância (ou menos importância) que os bens materiais ou um animal de estimação, se bem que até hoje se encontram pessoas com este mesmo raciocínio.

Partindo deste ponto de vista, a mulher jamais deveria trabalhar, pois o seu papel é de cuidar da casa, dos filhos e do bem estar do homen, mas com a evolução e eventualmente as crises econômicas eram necessárias a mão de obra feminina, pois seu custo era inferior aos dos homens, gerando mais lucros, alem disso eram submissas a qualquer desmando dos empregadores, pois a sociedade as via como inferiores, a realidade das trabalhadoras era a seguinte, tinha uma carga horária de 16 horas, em área insalubre, recebiam 1/3 da remuneração dos homens que exerciam a mesma atividade e sofriam tratamentos indignos no local de trabalho (assedio moral e sexual é visto hoje como inaceitável, imagine então o que ocorria naquela época).
Como sabemos para tudo há os seus limites, a submissão feminina uma hora iria dar lugar a revolta, tanto é que em 1857 operárias de uma fábrica de tecidos, situada em Nova Iorque (EUA), fizeram uma grande greve, ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, a manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano, era 8 de março e esta data ficou marcada como o dia da luta feminina por igualdade de oportunidades.
Mesmo muitos anos depois deste acontecimento, e após a revolução feminista, da qual as mulheres tomaram a frente das famílias, se destacam no mercado de trabalho, nos meios acadêmicos e esportivos, são independentes e valorizadas. Mesmo assim ainda suas remunerações são inferiores aos dos homens em alguns cargos chaves, há ainda vestígios de submissão, em algumas culturas ainda existe a idéia da mulher apenas para fins de procriação ou de apenas proporcionar alguns momentos de prazer masculino, portanto a luta de igualdades ainda é árdua.
Ah mulheres, por ironia em 2011 sua data de celebração cai justamente no Carnaval, e como tudo aqui no Brasil fica em segundo plano nesta data, fatalmente tal data passara despercebida. Bom desejo aqui a todas as mulheres, estes seres indecifráveis, que nos deixam loucos, mas que não conseguimos viver sem o seu convívio, sem o seu calor, seu amor e acima de tudo sua companhia, que celebre esta data e honre aquelas mulheres que morreram lutando por igualdade, respeito e dignidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário