terça-feira, 13 de julho de 2010

Dia Internacional do Rock

13 de julho celebra-se o “Dia Internacional do Rock”


São mais de 50 anos desde seu surgimento. Durante esse tempo, milhares de discos maravilhosos nasceram e muitas histórias quase inacreditáveis foram vividas.

Com energia ímpar e sabor impagável, o rock já passou por muitas e muitas mãos e corações. É significado de rebeldia, boa música e, acima de tudo, de atitude.

Seja festejar a música e a paz, como nos três dias de Woodstock, em 1969 ou para matar a fome na Etiópia, como serviu o festival Live Aid, criado por Bob Geldof, quando reuniu nomes como The Who, Queen, David Bowie e Black Sabbath, entre tantos outros, era 13 de julho e, de 1985 para cá, essa data ficou conhecida como o Dia Mundial do Rock.
Angela Gossow - Arch Enemy


Hoje devido à diversificação do rock, foram criados inúmeros tipos de rock, cada qual com características únicas, desde o bom e básico hard rock, passando pela viagem do psicodélismo, e como também do melodioso rock progressivo, pela simplicidade e atitude do punk rock, e chegando a extremos com as variações de metal (doom, death, trash, heavy, etc.), entre outros chamados de alternativos como o indie rock e new metal, além da música, o rock está sempre presente na moda e no comportamento das pessoas.

Os desinformados sempre rotulam os “roqueiros” como rebeldes, cabeludos e barulhentos, alem de associar o apreciador de rock ao lema dos anos 50 de “sexo, drogas e rock’n roll”, através dele, muitos tabus foram criados em torno do estilo musical. Há até uma imagem negativa que envolve a maioria da sociedade e que, apesar de radical, não é mentirosa, pois seria hipocrisia de minha parte em negar a existencia de drogas no rock, mas dizer que hoje este é o meio em que mais se consome drogas é mentira, por exemplo, festas de música eletrônica, a situação é muito pior e as drogas usadas são bem mais fortes ou então no carnaval onde pessoas de todas as faixas estaria e poder aquisitivo, bebem até cair, se drogam e fazem sexo de forma irresponsável com o maior numero de parceiros possíveis e é visto como normal pelos brasileiros, pois carnaval é carnaval (hunf, sei!).

Portanto se você é apreciador deste estilo musical, celebre esta data ouvindo clássicos ou buscando novidades no meio, para os não apreciadores, sejam qual for o seu motivo, pelo menos vejam o rock como algo transformador (o que este estilo realmente é) e não apenas como uma gritaria sem sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário