Adriano Leite Ribeiro conhecido pela alcunha de O Imperador, como anunciado pela imprensa esportiva fechou com o Corinthians até dezembro de 2012, bom a pergunta que não quer se calar, é uma boa contratação? Bom para isso devemos analisar alguns fatores.
Primeiro que o Imperador é um jogador diferenciado, que pode a qualquer momento definir uma partida, isto ninguém se discute, no entanto o cidadão joga no dia que der na telha, desmotivado a trabalhar, fracassa como foi nos casos de Roma e Inter de Milão, no entanto motivado, não tem para ninguém o cara arrebenta como acontecido no inicio de sua passagem na Inter e no Flamengo em 2009.
Motivar este atleta deve ser o problema do Corinthians, pois em 2009, Adriano era mimado pela diretoria e comissão técnica do Flamengo, fazia bobagens e a liderança rubro negra batia palmas, no entanto tal atitude deu resultado o clube carioca voltou a ser campeão carioca após longos 17 anos, apesar de que este titulo se deve mais pelo fato do elenco do Flamengo ter aceitado as papagaiadas do Imperador numa boa e não ter entrando em uma guerra de egos, que é muito comum no futebol.
Nos clubes no qual foi cobrado (alias como todo atleta é) seu rendimento foi mediano, como no caso da passagem do atleta no clube do jardim Leonor ou pífia como a recente passagem pelo Roma, no Corinthians a principal vantagem deve ser a de que Ronaldo Fenômeno amigo pessoal (e agora empresario) de Adriano, sempre estará próximo, pois o Fenômeno que mesmo apesar das polemicas sempre foi um atleta agregador e um exemplo a ser seguido.
Segundo fator, o time hoje necessita de jogador com as características do Imperador? Bom hoje o Corinthians possui um ataque leve e imprevisível formado por Liedson (em ótima fase) e Dentinho, apoiado por Jorge Henrique e Morais, com a entrada de Adriano pode quebrar este esquema que se mostrou deveras eficiente, mas se pensarmos bem que hoje o que vale é força do conjunto, Tite pode montar, um time extremamente eficiente com Adriano e assim pode montar inúmeras variações táticas para enfrentar qualquer adversário.
Fator financeiro, Adriano é um atleta midiático seja para o bem ou para o mal, e no Corinthians que atualmente faz uso de gigantescas campanhas de marketing, esta junção deve atrair cada vez mais dinheiro (veja o exemplo de Ronaldo) mas, para dar certo o atleta deve corresponder isto em campo, do contrario será dinheiro jogado pelo ralo. Para tanto o contrato de Adriano terá cláusulas para proteger o Corinthians, caso o Imperador volte a ter problemas fora de campo (atrasos e faltas a treinos), que se tornaram recorrentes nos últimos anos. O contrato, inclusive, poderá ser anulado automaticamente, sem custos para o clube, caso o Imperador seja reincidente em confusões fora dos gramados.
Bom se Adriano ira ter sucesso ou não no Corinthians, somente o tempo dirá, mas adianto que se o atleta botar na cabeça que se fracassar no timão, sua carreira praticamente acaba, e que se sair vitorioso será tratado como um herói, tenho certeza que o Imperador passara por cima de tudo e todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário