quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Smurf Wars

Os Smurfs criaturinhas que fez parte da infância de minha geração, estão hoje, em evidência, pois logo será lançado um filme em live-action produzido pela Sony Pictures, isto mesmo as criaturinhas azuis dos desenhos animados que eram perseguidos pelo  mago Gargamel para os transformarem em ouro, algo que nunca aconteceu.

Para os desinformados Os Smurfs, são pequenas criaturas azuis, semelhantes a duendes, que vivem em casinhas em forma de cogumelo, numa aldeia escondida no meio da floresta, foram criados pelo belga Pierre Culliford (Peyo) em 1958 como personagens de quadrinhos, no Brasil, são conhecidos através da série de desenhos animados transmitidos pela TV Globo na década de 1980.

Os Smurfs até hoje é fonte de fascínio e perturbação, pois a idéia da existência de duas dezenas de humanoides azuis morando no meio da floresta, vestindo apenas um short e um capuz, vivendo em uma sociedade organizada e com apenas uma fêmea na espécie, soa meio estranha não acham?

As inúmeras particularidades destes personagens, acabam gerando também inúmeras especulações internet a fora, a mais conhecida é de os Smurfs é nada mais é que resultado de uma alucinação de Gargamel proveniente de uma viagem muito forte de chá de cogumelo. Os mesmos cogumelos onde moram, diga-se de passagem.

O fascínio pelos personagens é tão grande que muitos fans desenvolvem historias sobre estes personagens, sua convivência na aldeia e entre outros, alguns realmente chutam o balde e cria conflitos entre estes seres que é o caso de Smurf Wars, criação do ilustrador brasileiro Marcelo Braga, que criou um enredo que envolve interesses políticos, guerra, traição e sexo , é clichê admito, mesmo assim deturpa (e como deturba) a imagem dos Smurfs de nossa infância, esta idéia insana foi desenvolvida à partir de rabiscos durante o ócio do ilustrador.

A idéia, na verdade, não passou de algumas ilustrações e de um roteiro que Marcelo publicou no seu blog. Só este material, porém, já fez a alegria de fãs dos Smurfs - e quem não é fã dos Smurfs? - em todo o mundo

Obs. Os direitos autorais dos Smurfs são de propriedade dos herdeiros do cartunista Peyo, portanto o roteiro abaixo não passa de apenas uma idéia, uma ótima e louca idéia, por sinal. Ah, o roteiro não tem fim.

Veja abaixo o roteiro de Smurfs Wars

A história se passa depois da invasão feita pelos Smurfs ao Castelo de Gargamel. Eles finalmente se organizaram e o mataram, assim como a seu gato Cruel. Como troféu, o corpo preservado do gato ficou no centro da praça principal da aldeia, para lembrar a todos os tempos negros já idos.


Houve um período de paz e prosperidade, tudo correu bem até a doença tomar conta do debilitado corpo de Papai Smurf. Antes de morrer, Papai pediu ao Robusto que cuidasse dos seus filhos e que nunca lhes faltasse nada na sua ausência. Robusto, vivendo um romance com Smurfete, aceitou e mesmo com pouca experiência soube conduzir seu povo com sabedoria. O que ele não sabia era da inveja que crescia no coração de Gênio. Ele, com seus óculos, eram o conselheiro do novo líder e sofria pelo não correspondido amor da única mulher da tribo: Smurfete.


Enciumado e invejoso, Gênio rompe com Robusto e defende um novo ideal para seus irmãos: uma Democracia. Estudado, ele convence quase metade do povoado com suas revolucionárias idéias e divide os Smurfs em dois grupos: os que apóiam o regime centralizado de Robusto, e os que defendem os ideais democráticos de Gênio. Aos poucos, o que era apenas um debate acalorado sobre ideologias, torna-se um sério conflito.


Com ânimos acirrados, uma Guerra Civil é declarada e o grupo de Gênio é expulso da aldeia e forçado a viver na floresta. Exilado, humilhado e indignado, ele trama uma vingança implacável contra Robusto. Sabendo que ele e Smurfete nunca haviam se deitado, pois não eram casados, Gênio ordena um ataque surpresa à aldeia numa noite chuvosa e fria.

Invadindo furtivamente a vila pelo outro lado, Gênio chega na tenda de Smurfete, que não o reconhece. Sem os óculos e com uma tatuagem falsa de coração nos braços estava exatamente igual ao seu amado. A moça estranha seu comportamento já que enquanto a batalha segue a vários metros dali, ele continua imóvel na entrada da tenda, apenas olhando-a deitada e desprotegida. Tudo acontece muito rápido, e Smurfete não entende porque seu amado a ataca e a estupra tão feroz e violentamente. Teria a guerra transformado Robusto em um monstro?


Não era pra ser assim. Ela quer explodir, chorar, morrer. Seus gritos não são ouvidos por ninguém durante a batalha e quando depois de fugir calado, ele retorna ferido e cansado, não diz nada e se deita para descansar, ignorando a dor de sua amada.


Sem uma palavra sobre aquela horrível noite ele segue, e ela imaginando que seu companheiro havia enlouquecido, ou pior, revelado um lado seu que ela jamais conhecera, foge da aldeia pedindo asilo ao seu inimigo e outrora irmão, Gênio. Assumindo o papel de protetor ele a recebe com muito carinho e respeito e faz todos os arranjos necessários para que fique acomodada junto dele. Sem escolha, ela aceita.

Tudo segue como Gênio planejou, com sua amada ao seu lado e a moral de seus homens revigorada pelas sucessivas vitórias, o fim da guerra estava cada dia mais próximo, assim como o fim de seu por inimigo.


Robusto, agora um guerreiro experiente, porém enfraquecido e confuso por não ter conseguido manter a promessa feita no leito de morte do Papai Smurf, tem seu coração inundado por ódio. Movido apenas pela vingança, ele lidera seus homens para a mais sangrenta batalha da história desses pequenos duendes azuis. Jamais perdoaria aqueles que o traíram, nem seu irmão e nem sua mulher… Medo, desespero, sofrimento e sangue nas mãos de Smurfs definitivamente não era o que Papai Smurf esperava para seus filhos…

Muita boa a historia, não acham? Bom agora resta esperar que o autor fique rico, compre os direitos dos SMURFS ® e passe um ou dois anos desenhando a série.

Alguem pode liberar o chá de cogumelo aê?